14 de mai. de 2011

MODA: Expressão, comportamento ou estilo

Fernanda Farias

A consultora é estilista, infografista e consultora de moda, formada pelo curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará, com especialização em Infografia pela Université Lumière Lyon II, França



A indumentária, juntamente com outros atributos pessoais, compõe o perfil de cada pessoa podendo refletir, inclusive, seu estado de espírito.
A moda é uma forma de expressão? Uma maneira de estabelecer uma identidade social ou pessoal?
A maneira de vestir-se é uma manifestação particular, uma forma de identificar-se como integrante de uma determinada época, grupo social, perfil, profissão... entre outros.
A indumentária pode então ser vista como uma espécie de “espelho às avessas”? Ou como um “outdoor”, refletindo o que somos? Certamente que sim! Inclusive pode denunciar o mau gosto tanto quanto o bom gosto...
As escolhas pessoais, em relação ao que compõe nosso visual e deve traduzir nosso estilo podem, reforçar ou abalar distinções sociais, e essas, podem ser causa ou conseqüência disso.
O conflito entre o eu individual e o eu social está em constante busca pelo equilíbrio, e isso pode ser mostrado através desta forma de comunicação chamada moda.
A moda então, é imposta? É uma convenção social? É algo íntimo? Eventualmente pode ser as três coisas.
O ato de vestir requer moda? Requer estilo? Qual é o seu? Quem é você e qual o papel que você desempenha por onde anda?  Como você se sente através da sua atitude de moda?
A estética da aparência hoje se diferencia por personalidades? O que importa é ter estilo? Expressar a personalidade é essencial e visível aos olhos? Sim, mas como isso pode ser feito?
Perguntas como essas e tantas outras estão constantemente rondando nossos “guarda-roupas”. Mas afinal, o que é moda? O que é exatamente ter estilo? Onde podemos nos encaixar?
Esse sentimento de pertencer ou estar em uma sociedade de consumo implica, no uso de símbolos e sinais de aparência. A maneira de "se vestir" é um passaporte, que te inclui, ou exclui de uma determinada atmosfera, mas isso não ocorre apenas na nossa atualidade, mas sim, é algo que vem ocorrendo no decorrer de toda a nossa história! Por isso este tema é sempre presente em nossas vidas.
E esse será nosso espaço, um site que além de vivenciar a Moda, também se preocupa em questionar a Moda! Reinventando-a e traduzindo-a em sua plenitude, para todos os olhares afiados que nos acompanham e recebem em primeira mão, as nuances da beleza em nossas linhas audaciosas e nossas entrelinhas perspicazes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário